Um dos percursores da onda dos anos 90 da House Music de Chicago, Derrick Carter começou a tocar aos nove anos de idade, tocando discos de discoteca em reuniões de família. Nascido e criado no subúrbio, Carter sempre gostou de música, mas foi durante a adolescência que a cena do House de Chicago o despertou para sempre. Em pouco tempo, Derrick se tornou uma forte presença na cena de dança underground da cidade. "Quando recebi minha carteira de motorista aos 16 anos, minha capacidade de furtividade foi validada", ele ri. "Eu fui um atleta feroz por um longo tempo. Depois que você se mistura pelo amor por seis ou sete anos, você fica bem apertado e pode levá-lo para a estrada". Ele trabalhou em lojas especializadas em dance music como Gramaphone e fazendo shows em festas. Mais tarde, ele conseguiu passagens regulares por DJ no Shelter, Foxy's e Smart Bar. Embora ele não gire muito mais localmente, pois atrai grandes multidões. Na maioria das vezes, trabalha na Europa, onde se tornou uma celebridade menor entre os aficionados por dance music.

“É difícil não rir das ocasiões em que você faz 20 vezes o que você faz em Chicago em uma noite de sábado, mas lá em casa também há momentos em que você apenas faz isso por diversão. Muitas pessoas vêm até mim e dizem: 'Cara, eu tive o pior dia, minha namorada me deixou, eu tranquei minhas chaves no meu carro, mas você virou por duas horas, e isso me fez acordar de manhã' Essa é a melhor coisa. ”
Os sets de Derrick estão enraizados no House, mas ele viaja livremente fora dos gostos dos clubes, incorporando perfeitamente discoteca, soul, jazz da velha escola e tudo o que chama a sua atenção.
Seu single de estréia, "Love Me Right", apareceu em 1987, logo após se formar na faculdade. Outro single ("Symbols and Instruments" como Mood) apareceu em 1989, mas a cena das casas de Chicago desapareceu logo depois, deixando Carter e outros artistas com poucos artistas para tocar, exceto eles mesmos. Graças em parte às respectivas gravadoras de Cajmere e Felix Da Housecat (Relief, Radikal Fear), a casa de Chicago voltou em meados dos anos 90 e começou a oferecer aos recém-chegados impressionantes, além da velha guarda. Carter, gravando para a gravadora Organico, voltou com vários singles e um álbum como Sound Patrol. Em 1995, ele começou a trabalhar com uma banda ao vivo como a Sound Patrol Orchestra. Vários álbuns de mix apareceram, incluindo Cosmic Disco no MixMag e Pagan Offering no Pagan. Carter também fundou duas gravadoras (Blue Cucaracha e Classic) e remixou faixas dos próprios heróis pós-rock de Chicago, Tortoise. Desde então, faixas pioneiras e inovadoras e consequentes aclamações da crítica marcaram repetidamente Derrick como um dos músicos mais importantes da dance music.
Carter diz que, devido à sua crescente notoriedade, seus talentos de produção foram solicitados por atos voltados para o pop. Mas ele prefere permanecer no subsolo. Embora entusiasmado com sua própria gravadora Blue Cucaracha e com uma nova gravadora britânica que ele dirige chamada Classic, ele reluta em oferecer muitas explicações sobre o MO de qualquer gravadora, exceto os lançamentos de discos quando o clima o impressiona: "Eu gosto de me manter bem invisível. Você pode pensar que estou em algum lugar, mas eu já saí."